SBGC

O Futuro da Gestão

Complexidade, Consciência e Evolução
São Paulo – 05/06/2017

A forma como gerimos as organizações está deixando de funcionar. As organizações têm sido lentas em responder às mudanças atuais com a agilidade necessária. Da alta direção às pessoas da linha de frente, o sentimento de que seus esforços e talentos são desperdiçados é evidente. O que está acontecendo? Estamos chegando aos limites dos modelos existentes?

Algumas organizações pioneiras têm experimentado práticas inovadoras de gestão. A similaridade de muitos dos conceitos, premissas e métodos sugerem que algo fundamentalmente novo está emergindo. Que modelo é esse, quais as suas características? Podemos adotá-lo de forma mais abrangente, ou sua aplicação estaria restrita a algumas poucas organizações de nicho? Ainda é cedo para saber, mas vale a pena prestar atenção. Neste Fórum SBGC, vamos explorar onde pode estar o futuro da gestão.

SBGC2

 

 

 

Painel 1: Aceleração da mudança e complexidade

O mundo está mudando de forma rápida e está cada vez mais difícil acompanhar sua evolução. A forma como compramos, trabalhamos, conversamos e convivemos está mudando. O modo como empresas se relacionam com clientes e governos com cidadãos, o ambiente de trabalho e os modelos gestão estão mudando. Como continuar navegando nesse mundo complexo? Como lidar com a incerteza do que está por vir? Neste painel, discutiremos o paradoxo da complexidade: como manter o equilíbrio e evoluir em meio ao caos cada vez maior.

Painel 2: Significado e gestão consciente

Em meio às crescentes mudanças tecnológicas, sociais, econômicas e políticas, muitos dos modelos que conhecemos deixam de servir. Conhecimentos adquiridos ao longo do tempo vão ficando obsoletos e começamos a questionar o que faz sentido em meio à complexidade. Uma fonte importante de equilíbrio é a consciência de si e de seu lugar no mundo. Por que fazemos o que fazemos? Qual o impacto de nossas ações, nossa influência no resultado maior? Neste painel, discutiremos como a clareza de propósito afeta a gestão e o desempenho da organização.

Painel 3: Colaboração e inteligência coletiva

Muitos dos desafios que enfrentamos hoje são abrangentes e complexos e, para resolvê-los, precisamos de colaboração em escala: diferentes pontos de vista, talentos diversos atuando em conjunto. Reunir essa diversidade não é fácil, menos ainda fazê-la atuar de forma construtiva. Como atrair pessoas e organizações com perspectivas diversas? Como conciliar propósitos divergentes e integrar expertises complementares? Neste painel, discutiremos como engajar equipes com diferentes histórias e expectativas, estimular a colaboração e expandir nossa inteligência coletiva.

Painel 4: Aprendizagem, experimentação e inovação

Ao mesmo tempo em que modelos e métodos antigos deixam de funcionar, surgem uma infinidade de novas soluções. Em meio ao tsunami de informação, precisamos criar e assimilar conhecimento de forma cada vez mais efetiva. Precisamos acompanhar tendências, explorar cenários, experimentar soluções, refinar conceitos e colocar o aprendizado em prática. Como estimular a experimentação, a inovação e a aprendizagem?  Como inovar de modo efetivo e consistente? Neste painel, discutiremos como acelerar o aprendizado coletivo e fazer da inovação uma rotina.

Leave a Reply